A live supreme

Canal Curta! exibe hoje a única performance ao vivo de John Coltrane tocando seu clássico “A Love Supreme”. Além de duas faixas do disco (“Acknowledgment” e “Resolution”), o saxofonista e seu quarteto executam também “Naima”, “Ascension”, e “Impressions”.

coltranecharuto

A supremacia do amor se cristalizou em forma de jazz em 9 de dezembro de 1964, quando John Coltrane e seu melhor quarteto (completado pelo baterista Elvin Jones, o baixista Jimmy Garrison e o pianista McCoy Tyner) gravaram em uma única sessão o disco que mudou a história da música. “A Love Supreme” é uma obra dedicada a Deus e todo o contexto que envolve esse trabalho revela, de fato, uma criação iluminada. O entrosamento do quarteto, sempre inspirado desde sua formação em 1960, parecia alcançar seu auge: Coltrane tinha tudo na mente em relação às composições, mas não precisou falar muito para os músicos sobre o que queria dos arranjos — as dinâmicas da banda fluíram de forma quase telepática. O resto é história: “A Love Supreme” se consagrou como um dos discos mais influentes não só do jazz e foi também uma inspiração para a geração hippie que se identificava com seu caráter espiritual. O saxofonista morreria pouco tempo depois, em julho de 1967, e só tocaria as quatro composições do disco uma única vez ao vivo: em Antibes, França, em julho de 1965. Para a nossa sorte, havia uma equipe de filmagem lá na ocasião e é esse material que o Canal Curta exibe hoje (segunda-feira, 15-02, com quatro reprises durante a semana). Infelizmente, as gravações de duas partes da obra se perderam (“Pursuance” e “Psalm”); em compensação, além de “Acknowledgment” e “Resolution”, a edição traz também as versões daquela apresentação para as faixas “Naima” (composição de 1959), “Ascension” (1966) e “Impressions” (1963) — ótimas amostras para contextualizar o que o gênio do sax fez antes e depois de “A Love Supreme”. Radiola Urbana recomenda muitíssimo essa rara oportunidade de ver algo realmente inspirador na televisão brasileira e aproveita pra lembrar: na sexta (19-02), a Patuá Discos recebe um evento de lançamento da ótima biografia em quadrinhos de Coltrane feita pelo italiano Paolo Parisi e lançada no Brasil pela Editora Veneta.

A Love Supreme Ao Vivo
Canal Curta (canal 56 da NET)
Segunda, 15-02, às 21h
Terça, 16-02, às 01h e às 15h
Quarta, 17-02, às 09h
Sábado, 20-02, às 05h

No comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Coltrane em quadrinhos | Radiola Urbana - [...] Esse fascínio atingiu o artista italiano Paolo Parisi. É dele a HQ “Coltrane”, que retrata em quadrinhos a biografia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *