Som na tela

Jimmy

A Radiola Urbana festeja sempre que começa mais uma edição do festival de documentários musicais In-Edit Brasil! A 11ª começa justamente hoje (quarta, 12/06) com mais de 57 filmes e já estamos naquela ansiedade pra organizar a agenda pra assistir o máximo de sessões possível.

Uma dica é “Soundsytem – A Voz da Quebrada”, que retrata o movimento de sistemas de som e festas de música jamaicana em São Paulo. A direção é de Fernando Augusto Silva. “Depois que você se envolve com essa parada, fica difícil sair. Desde que tive meu primeiro contato em meados de 2005, me apaixonei. Eu estava começando a trabalhar com cinema e juntei o útil ao agradável”, explica. “O reggae e a música negra têm uma força que vai além do nosso entendimento. O que faltava para nós era o acesso. É uma cena cultural muito rica e o formato de expressão dos soundsystems coloca artista e público no mesmo patamar – o ambiente é acolhedor para todos”. O doc traz depoimentos de gente ativa na cena paulistana (como os DJs Magrão, Yellow P, Lys Ventura, Otávio Rodrigues e Jai Mahal) e artistas jamaicanos como U-Brown e Lone Ranger.

Escolhemos mais cinco filmes pra ver sem falta:

1) “Meu Amigo Fela”, documentário sobre Fela Kuti, com entrevistas conduzidas por Carlos Moore e direção de Joel Zito Araújo. Este já foi assunto aqui no blog, quando entrevistamos o cineasta, na ocasião da exibição no festival É Tudo Verdade.

2) “Clementina”, sobre a rainha do samba Clementina de Jesus, com direção de Ana Rieper – vencedora do In-Edit Brasil 2012 com o filme “Vou Rifar Meu Coração”.

3) “Blue Note Story – It Must Schwing”, que conta a história da gravadora Blue Note, uma grife do jazz. Dirigido por Eric Friedler.

4) “Rudeboy: The Story of Trojan Records”, filme que aborda a trajetória de uma das gravadoras mais importantes para o reggae. Direção: Nicolas Jack Davies.

5) “Miles Davis – Birth of Cool”, sobre o maior revolucionário do jazz, com direção de Stanley Nelson.

Confira os horários das sessões no site oficial do evento: in-editbrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *