Transe mandingo

railbandinstore

Goma-Gringa ataca novamente! O selo fonográfico paulistano, fundado pelos franceses Frédéric Thiphagne e Matthieu Hebrard em 2013, trabalha em duas frentes: o registro da música brasileira contemporânea (já lançou discos de Metá Metá, Juçara Marçal, Rodrigo Campos, Thiago França e do projeto Quebrante) e no relançamento de raridades do Brasil e da África — as reedições de “Sorrow, Tears & Blood” (Fela Kuti) e “Tribo Massáhi Estrelando Embaixador” e uma coletânea da Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou estão entre os itens de seu catálogo, tudo em vinil! Agora, o selo disponibiliza uma nova edição de um compacto raríssimo da Orchestre Rail-Band de Bamako (Mali), de 1972.

A banda é reconhecida por ter revelado o talentoso músico Salif Keita e também por ser uma das mais influentes da África Ocidental. A Rail Band foi formada em 1969 sob incentivo do ministério de transportes para animar o bufê da estação de trem de Bamako, capital do Mali. Liderada pelo maestro, saxofonista e trompetista Tidiani Koné, a banda promoveu uma criativa fusão da tradição mandinga com elementos da rumba congolesa, do jazz e do funk norte-americanos e da música latina para fazer história. No link acima, você ouve a faixa presente no lado B do compacto lançada pela Goma-Gringa: “Tama Diyara Mali Deun La”, um afro-funk para entortar qualquer quadril. Abaixo, confira uma playlist do blog Les Main Noires com outros sons desta entidade da música malinesa.

E lembre-se: nesta sexta, 29 de abril, a Patuá Discos recebe um lançamento “instore” do compacto 7 polegadas, com discotecagem da dupla Goma-Gringa (Frédéric e Matthieu), da festa Nagô (Marcos Nalesso e Roger Pinheiro) e dos DJs da casa (Paulão e RamiroZ).

Lançamento “instore” do compacto da Orchestre Rail-Band de Bamako
Sexta, 29 de abril, das 18h às 22h
Patuá Discos – Rua Fidalga, 516, Vila Madalena
Discotecagem: Goma-Gringa (Frédéric Thiphagne e Matthieu Hebrard), Nagô (Marcos Nalesso e Roger Pinheiro), Patuá Discos (DJs Paulão e RamiroZ)
Apoio: Goose Island

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *