Nau de beats

theconfinement

O hip hop é mais que uma cultura. É uma máquina do tempo e um teletransportador. A linguagem do sample, as colagens e as batidas digitais podem te levar para lugares reais ou imaginários. Só é preciso que haja um bom piloto no comando da nave. Dr. Drumah (alcunha do baterista baiano e integrante da banda IFÁ, Jorge Dubman, para sua persona beatmaker) nos guia para uma África ao mesmo tempo futurista e ancestral com seu novo trabalho, “The Confinement Vol. 1” – uma beat tape criada durante a quarentena a partir de bases surrupiadas de seu acervo de discos africanos, com oito faixas instrumentais e duas com a participação do MC australiano Liam Monkhouse (do grupo Black Jesus Experiente).

O ouvinte mais familiarizado com a produção de música africana dos anos 70, reconhecerá um “one, two, three, four” de Fela Kuti, um ou outro riff de guitarra que te instiga a puxar na memória qual é a fonte e aquele som de teclados analógicos tão peculiar ao afro-groove setentista. Essa sensação de intimidade com alguns timbres e loops se emaranha com a surpresa de um universo desconhecido que o artista constrói a partir das intervenções dos beats e manipulação dos samples. A audição de 20 minutos instiga na mente a projeção de slides afrofuturistas em um sobrevoo delirante e rasante pelas paisagens da Nigéria, do Benin, da Etiópia, de Burkina Fasso e de Gana.

A África é a fonte rítmica de toda a música negra mundial. Soul, funk, jazz, reggae, salsa, cumbia, samba e tudo mais têm suas raízes nos batuques do continente. Ao mesmo tempo, sobretudo na década de 70, essas sementes da música ocidental dançante retornaram à terra de origem e fizeram brotar novos ritmos como afro-funk, makossa, afrobeat, ethio jazz, voodoo funk e muito mais. “The Confinement Vol. 1” promove mais uma jornada pelos oceanos, com um timoneiro baiano no leme da nau que navega com os ensinamentos do hip hop a bordo e um mar de referências no horizonte. Boa viagem!

No comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. On the run #169: The Confinement Vol. 01: Africa, por Dr. Drumah - Trabalho Sujo - [...] foi uma dica do Ramiro, que escreveu o texto de apresentação da mixtape. Jorge Dubman, baterista e beat maker ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *